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Title: Avaliação de desempenho docente em escolas de formação de professores
Authors: Formosinho, Maria, orientador científico
Jesus, Paulo Renato, orientador científico
Vidal, Angélica Nachiungue Marta
Keywords: Avaliação do desempenho docente (ADD)
Desenvolvimento profissional
Supervisão
Comissão de avaliação
Procedimentos de avaliação
Professional development
Teacher performance assessment (TPA)
Supervision
Assessment committee
Assessment procedures
Issue Date: 22-Mar-2017
Citation: Vidal, A. N. M. (2016). Avaliação de desempenho docente em escolas de formação de professores. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1879
Abstract: As atuais políticas educacionais apontam para a necessidade de avaliar o desempenho docente relevando desta forma o papel da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional. A presente investigação circunscrevese à Avaliação do Desempenho Docente (ADD) nas escolas de formação de professores. O problema visa analisar o modo de realização da ADD, que se traduziu na seguinte pergunta de investigação: como decorre o processo de ADD nas escolas de formação de professores? Para o efeito formulou-se como objetivo geral: compreender o processo de ADD na escola de formação de professores. A concretização dos objetivos exigiu recorrer aos métodos de entrevista, observação participante, análise documental. Os resultados obtidos permitiram compreender que a ADD é uma realidade nas escolas. Porém, decorre de forma inadequada, carece de seriedade e de rigor. A observação de aulas é o principal procedimento para ADD, mas os avaliadores não oferecem credibilidade aos avaliados por várias razões, entre elas a falta de formação específica. A pesquisa demonstrou também que a comissão de ADD é composta apenas de três membros, contra os sete previstos no decreto; e que o processo não produz efeitos de reconhecimento do mérito, de promoção na carreira e de valorização salarial, contrariando o estabelecido no decreto 7/08 de 23 de abril, criando sentimentos ambivalentes nos avaliados.
Current educational policies point to the need to assess the teaching performance, thereby emphasizing the role of pedagogical supervision for professional development. This research focuses on the evaluation of teacher performance in teachers’ training schools. The problem consists in the analysis the mode of implementation of “Teacher Performance Assessment” (TPA) programs. It hence follows the broad but practical research question: how is the assessment process of teachers’ performance carried out in teachers’ training schools? For this purpose, we have formulated as a general objective of our research project, to understand the process of assessing teachers’ performance in teachers’ training. The achievement of the objectives required the usage of various methods and instruments: interviews, participant observation, document analysis. The results allowed us to understand that TPA is already implemented in schools. Yet, it appears to lack adequacy, seriousness and rigor. The observation of classes remains the main procedure for TPA, but evaluators offer no reliability and credibility to assessed teachers for various reasons, including their lack of specific training. The research also demonstrated that The Commission of TPA consists of only three members, instead of the seven, established by law. Moreover, the assessment process does not fulfils its functions, that is, the recognition of merit, translated into career development and salary increments, as stated in the 7 / 08, April 23rd, Law, which generates ambivalent attitudes in the evaluated staff.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1879
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

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