Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1683
Title: Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.
Authors: Braga, Fátima, orientador científico
Rocha, Ana Paula
Issue Date: Sep-2014
Citation: Rocha P.A. (2014). Os jogos e os vídeos didáticos: A motivação no ensino da História e da Geografia.(Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1683
Abstract: O presente relatório expõe um projeto desenvolvido em contexto real de aprendizagem das disciplinas de História, no oitavo ano de escolaridade, e de Geografia, no décimo primeiro ano de escolaridade. Este relatório é uma narrativa reflexiva sobre o estágio pedagógico, que decorreu na Escola Secundária António Sérgio, no ano letivo de 2011/2012, tendo como objetivos centrais a descrição, reflexão e avaliação do processo experienciado. Elegeu-se como tema/objeto de estudo “Os jogos e os vídeos didáticos: a motivação no ensino da História e Geografia”. Desta forma, tornou-se imprescindível criar instrumentos de avaliação e de recolha de dados. Assim, foram entregues questionários de satisfação que incidiam sobre o impacto e a importância dos vídeos e jogos no ensino, motivação e aprendizagem. Os resultados obtidos não deixam qualquer dúvida que os vídeos e jogos influenciaram os alunos no seu interesse, motivação e aprendizagem. Também foram entregues fichas de trabalho, para os alunos realizarem em casa, que contemplavam os jogos. Os resultados obtidos nestas fichas superaram todas as expectativas, pois a taxa de entrega e os resultados atingidos foram elevados. Salientamos que estamos perante duas turmas indisciplinadas, com aproveitamento satisfatório a fraco e que não têm hábitos de realizar os trabalhos de casa. Estruturalmente, este relatório é composto por quatro capítulos, nos quais se procura fazer uma exposição, análise, fundamentação, reflexão e avaliação de todo o trabalho desenvolvido, bem como enumerar as diferentes tarefas realizadas e explanar as expectativas iniciais. Pretende também evidenciar a relevância que a prática supervisionada possui na formação inicial docente e o papel que o professor ocupa na motivação e aprendizagem dos seus alunos. O objetivo central que tivemos sempre ao longo do nosso estágio pedagógico foi de motivar os alunos de forma a realizarem aprendizagens significativas, desenvolvendo o questionamento e os conhecimentos históricos e geográficos dos alunos, através dos vídeos e jogos apresentados, de forma a desenvolver nos alunos as noções da temporalidade (em História) e da espacialidade (em Geografia).
The present report exposes a project developed in real learning context of the disciplines of History, in the eighth grade, and Geography, in the eleventh grade. This report is a reflexive narrative about the pedagogical training, which took place in António Sérgio High School in the 2011/2012 school year, having as central objectives the description, reflection and evaluation of the experienced process. It was elected as theme\object of study “Didactical games and videos: the motivation in the teaching of History and Geography”. In this way, it became indispensable to create evaluation and data gathering instruments. Therefore, satisfaction questionnaires were delivered that focused on the impact, importance of videos and games in teaching, motivation and learning. The results obtained leave no doubt that videos and games influenced students in their interest, motivation and learning. Worksheets were also delivered, for the students to do at home, that contemplated games. The results obtained in those worksheets went beyond all expectation because both the rate of delivery and the results attained were high. We stress that we are in the presence of two undisciplined classes, with weak to satisfactory performance and lacking the habit of doing their homework. Structurally, this report is composed of four chapters, in which one tries to make an exposition, analysis, substantiation, reflection and evaluation of all the work developed as well as enumerating the different tasks performed and explain the initial expectations. It also intends to evince the relevance that supervised practice possesses in the initial training for teachers and the role which the teacher takes in the motivation and learning of his students. The central objective that we kept present for the duration of our pedagogical training was to motivate the students so to make significant learnings, developing the questioning and the historical and geographical knowledge of the students through the presented videos and games. The teaching of History must privilege the involvement of the students in the construction of historical knowledge. The teaching of Geography must promote the capability of the student to “think geographically” and locate itself in space.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1683
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMEHG 33.pdf7.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.