Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbelha, Marta, orientador científico-
dc.contributor.advisorFreitas, Isabel Vaz de, orientador científico-
dc.contributor.advisorMartin, Bruno, orientador científico-
dc.contributor.authorOliveira, José Luís da Silva-
dc.date.accessioned2016-12-27T14:37:15Z-
dc.date.available2016-12-27T14:37:15Z-
dc.date.issued2013-12-30-
dc.date.submitted2013-12-
dc.identifier.citationOliveira, J.L.S. (2013). Os desafios atuais do ensino de História e Geografia.(Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Porto. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1676.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1676-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a minha intervenção educativa no terceiro ciclo e no ensino secundário. A intervenção educativa relatada foi desenvolvida durante o estágio integrado no ensino de História e Geografia nos ciclos anteriormente mencionados. Neste relatório estão explanadas as atividades desenvolvidas durante a Prática Pedagógica e a importância das mesmas para o desenvolvimento dos alunos. Ao long do relatório também comento a importância do desenvolvimento da comunidade incluindo os pais na educação dos alunos. O estudante de Prática Pedagógica neste relatório descreve e analisa toda a organização da prática pedagógica, para além desta abordagem propõe uma planificação organizada das atividades de ensino e aprendizagem a desenvolver e a sua avaliação, tendo em conta as implicações para o futuro do professor. Apoiando-se em fundamentação teórica, faz uma abordagem reflexiva sobre os desafios atuais que se colocam ao professor no ensino da História e Geografia. Num contexto de iniciação à prática profissional e seguindo o paradigma de uma pedagogia por competências, importa refletir sobre as práticas docentes enquanto estagiário, tomando como referência o atual contexto, tendo ainda em atenção toda a atual conjuntura educativa que é cada vez mais complexa e na qual professores e alunos se vêm integrados como atores principais. Co a execução deste relatório cheguei à conclusão do qunto é importante os docentes assumirem uma atitude observadora, reflexiva e colaborarem entre si. No que reporta ao desenvolvimento dos alunos aferi a importância de utilizar opções metodológicas que defendem o aluno como um ser ativo e capaz de tomar decisões.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesafiospt_PT
dc.subjectAbordagem reflexivapt_PT
dc.subjectPré-requisitospt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectChallengespt_PT
dc.subjectReflexive approachpt_PT
dc.subjectPre requisitespt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.titleOs desafios atuais do ensino de História e Geografia.pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Ensino da História e Geografia.pt_PT
dc.identifier.tid 201491850-
dc.subject.fosEducationpt_PT
Appears in Collections:INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMEHG 11.pdf36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.