Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Nadir José Barbosa da Costapt_PT
dc.date.accessioned2010-01-15T10:41:58Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:20Z-
dc.date.available2010-01-15T10:41:58Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:20Z-
dc.date.issued2005pt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, N.J.B.C. (2005). As bibliotecas escolares em São Vicente: um estudo de caso realizado em duas escolas secundárias. Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação.pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 216pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/146-
dc.description.abstractPartindo de um questionamento sobre o papel que desempenham as Bibliotecas nas Escolas no contexto mundial, e de acordo com preceitos defendidos por Organizações como a IFLA, a UNESCO e a IASL, este estudo pretende traçar em breves pinceladas a situação deste tipo de bibliotecas em Cabo Verde, analisando particularmente as de dois estabelecimentos de ensino situados em São Vicente. O Mundo está hoje centrado em duas questões que se entrecruzam: como atingir-se uma globalização efectiva e eficiente, sem prejuízo para os países mais pobres; e qual o papel que desempenha a informação, principalmente neste grupo de países, onde as suas formas de acesso ainda estão bastante atrasadas. Cabo Verde está integrado no conjunto dos países em que o nível de desenvolvimento ainda é baixo, e o acesso à informação não se vislumbra da mesma maneira por parte de todos os cidadãos, tendo a Escola um papel importante na capacitação dos indivíduos para viverem em pleno dentro desta nova realidade, sendo de capital importância que se desenvolvam Bibliotecas Escolares capazes de dar resposta a essa necessidade, já que muitas vezes elas são o local onde se dão os primeiros contactos dos alunos com os livros e com todod o processo de apropriação da informação. Este trabalho procura analisar o papel desempenhado pelas Bibliotecas Escolares em Cabo Verde actualmente, baseando-se, para tal, em estudos feitos por investigadores internacionais e nas orientações emanadas internacionalmente, e relacionando-as com os objectivos do sistema educativo Cabo-Verdiano.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.ª Doutora Manuela Barreto Nunes.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectBibliotecas escolarespt_PT
dc.subjectCabo Verde (São Vicente)pt_PT
dc.subjectEnsino Secundáriopt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectComunidade educativapt_PT
dc.subjectTME-
dc.titleAs bibliotecas escolares em São Vicente: um estudo de caso realizado em duas escolas secundárias.pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
Appears in Collections:BGUPT - Teses e Dissertações
INPP - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TME 216.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.