Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFaceira, Júlio, orientador científico-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Filipa Silva Barros-
dc.date.accessioned2015-02-16T11:14:52Z-
dc.date.available2015-02-16T11:14:52Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.citationOliveira, A.F.S.B. (2014). Implementação de um SGQ a DoceBiju, segundo a Norma NP EN ISO 9001:2008. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1043.pt
dc.identifier.otherCota: TMG 12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1043-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão.pt
dc.description.abstractA gestão da qualidade desde há muito que tem vindo a ser estudada, contudo, continua, ainda, a ser um dos estímulos mais importantes com que as organizações se deparam. Assim, implementar um Sistema de Gestão da Qualidade e certificá-lo tem vindo a ser um enorme desafio, mas que quando as organizações se propõem a fazê-lo pode trazer inúmeras vantagens quer para a própria organização quer para os colaboradores. Como vantagens são, então, mencionadas o facto de melhorar a imagem da empresa, aumentar a sua competitividade, confortar os clientes com ideia de ser uma empresa segura e com qualidade, distinção face à concorrência, colaboradores mais motivados, porque sabem o que esperam deles, e o que deve ser feito e como deve ser feito, entre outras. Os objetivos deste trabalho de projeto focam-se, então, em implementar um SGQ de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008 numa microempresa própria, que se tem vindo a demonstrar ser uma empresa em crescimento, mas que no entanto conta com uma grande concorrente e que, por isso, implementar e certificar o SGQ pode ser uma grande arma competitiva e fator de distinção. Deste modo, este trabalho encontra-se dividido em dois grandes capítulos. Um, primeiro, destinado à análise bibliográfica do tema em questão e, no segundo capítulo é feita uma análise da empresa para qual é desenvolvido e implementado o SGQ, posteriormente é então desenvolvido todo o sistema para finalmente ser implementado. Neste capítulo também é feita uma análise da Avaliação da Satisfação dos Clientes, através da análise estatística dos dados vindos de cem questionários realizados a clientes aleatórios da DoceBiju em dois períodos definidos, os dados e tabelas que constam neste trabalho são provenientes do “IBM SPSS Statistics 20”.pt
dc.description.abstractThe quality management has long been studied, however, still remains one of the most important incentives that organizations face. Thus, implementing a Quality Management System (QMS) and certify it has been a huge challenge, but when organizations intend to do so can bring numerous benefits to both the organization itself and for employees. The advantages are then mentioned the fact that improving the company image, increase their competitiveness, comfort the customers with the idea of being a safe and quality more motivated now award against competition, reviewers, because they know what is expected of them, and what should be done and how it should be done, among others. The objectives of this project work, then focus on implementing a QMS in accordance with the NP EN ISO 9001:2008 own a microenterprise, which has shown to be a growth company, but nevertheless has a major competitor and, therefore, implement and certify the quality management system can be a major competitive weapon and distinguishing factor. Thus, this work is divided into two main chapters. A first for the literature review of the topic and, in the second chapter an analysis of the company for which it was developed and implemented QMS is then subsequently developed the entire system to be implemented is finally taken. In this chapter an analysis of the Evaluation of Customer Satisfaction is also done through the statistical analysis of data coming from a hundred questionnaires applied to random customers DoceBiju defined into two periods, the data and tables contained in this paper are from the "IBM SPSS Statistics 20".pt
dc.description.sponsorshipOrientação: Professor Doutor Júlio Faceira Guedes.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestrictedAccesspt
dc.subjectQualidadept
dc.subjectSistema de Gestão da Qualidadept
dc.subjectGestão da Qualidadept
dc.subjectNP EN ISO9001:2008pt
dc.subjectMicroempresapt
dc.subjectQualitypt
dc.subjectQuality Managementpt
dc.subjectQuality Management Systempt
dc.subjectMicroenterprisept
dc.titleImplementação de um SGQ a DoceBiju, segundo a Norma NP EN ISO 9001:2008.pt
dc.typemasterThesispt
dc.peerreviewednopt
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT
dc.identifier.tid201169037pt
Appears in Collections:REMIT - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMG 12.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.