Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11328/1023
Title: Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal.
Authors: Tavares, Fernando Oliveira
Pacheco, Luís Miguel
Sousa, Pedro Ferreira
Keywords: Shoppings
Necessidades do consumidor
Atratividade dos shoppings
Motivações de compra
Varejo urbano
Issue Date: 2014
Publisher: FURB - Universidade de Blumenau
Citation: Tavares, F.O., Pacheco, L.M., & Sousa, P.F. (2014). Análise dos fatores de atratividade dos shoppings centers no Porto, Portugal. Revista de Negócios, 19 (4), 84-102. DOI:10.7867/1980 -4431.2014v19n4p84_103.
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar as variáveis responsáveis pela atratividade dos shoppings. O método utilizado é quantitativo e exploratório. Foi efetuado um inquérito por questionário à população residente na área metropolitana do Porto, em Portugal. Os shoppings dispõem de meios de atração e modernidade e tornam-se em grandes centros de lazer e convívio, onde a vida social ganha novos contornos e as vivências citadinas se reinventam, concorrendo entre si para atrair o maior número possível de visitantes. Os resultados apresentam nove fatores com relevância na atratividade dos shoppings: a publicidade, os níveis de consumismo, o lazer, o estatuto social, a praça de restauração, a higiene e segurança, os cinemas, os hipermercados e as lojas de tecnologia. Apesar de tratar-se de um estudo exploratório, os nove fatores encontrados são uma contribuição para estudos na área do varejo, merecendo a atenção por parte de planejadores e operadores de shoppings.
URI: http://hdl.handle.net/11328/1023
Appears in Collections:REMIT – Artigos em Revistas Internacionais / Papers in International Journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4441-15074-3-PB.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.